Data
15 de julho de 2020
Introdução
Registos em Tempos de Pandemia
A pandemia que “conquistou o mundo”, veio exigir dos diversos Governos a tomada de medidas para as quais não estavam, em princípio, preparados.
Portugal não fugiu à regra, tendo-se verificado a publicação, quase diária, de diversos diplomas tendo em vista combater a doença e proteger, tanto quanto possível, os seus concidadãos, e ao mesmo tampo manter a economia do país em “andamento”.
Confessamos, que nos parece uma tarefa bem complexa e difícil.
Nesse sentido, foram tomadas, em várias vertentes, medidas excecionais, ainda que temporárias, nomeadamente, a nível de serviços públicos.
Os prazos de vigência de vários documentos foram prorrogados, designadamente no que respeita aos cartões de cidadão e cartas de condução, bem como certidões e certificados, que se mantêm válidos até 30 de Outubro de 2020, se a caducidade dos mesmos tiver ocorrido a partir do dia 24 de fevereiro de 2020.
Quanto aos serviços de registos, o atendimento presencial, que durante o estado de emergência se limitou aos serviços considerados essenciais, tem que ser sempre feito por agendamento, deixando de haver o atendimento espontâneo.
O serviço online, que já existia, passou a ser a forma privilegiada para pedir determinados atos. Seja o cartão de cidadão, pedidos de atos de registo civil, predial, comercial e automóvel. Em alternativa, certos atos podem ser pedidos por correio ou ainda por correio eletrónico.
Desta forma, ainda que dentro das limitações que o momento exige, todos os serviços se encontram assegurados.
Horário
17h00 // 19h00
Programa gratuito, sujeito a inscrição e limitado ao nº de vagas (300).
Poderá inscrever-se através do e-mail: uminhoexec@eeg.uminho.pt
Todos os participantes podem solicitar certificado de participação.
Local da Formação
Detalhes do Curso
- Sessões de Formação 0
- Avaliações 0
- Duração 2 hours
- Habilitações All levels
- Língua Português
- Critérios de avaliação Sim