Preaload Image
Anterior

Programa Executivo em Marketing Digital e E-Business | 9ª Edição

User Avatar
banner site_MDE_B 9

Requirements

  • Licenciatura ou Equivalente Legal

Data

Brevemente


Coordenação

 

 

Beatriz Casais

 

 

Tiago Almeida Nogueira

 

 

Tiago Almeida Nogueira

 


Introdução

O universo digital regenera-se diariamente e apresenta novos desafios e oportunidades para comunicação de produtos, ideias e marcas. A UMinhoExec e a ANJE avançam, por isso, para a 8ª edição do Programa Executivo em Marketing Digital e E-Business. Trata-se de um programa executivo diferenciado das ofertas existentes no mercado, que, para além de atribuir 15 ECTS a nível de segundo ciclo, está entre os melhores três cursos em E-Business and Digital Marketing em Portugal e ocupa a 52ª posição no Eduniversal Ranking 2022 – Europa Ocidental, concentrando atenções no desenvolvimento de uma estratégia integrada para a conceção de negócios no espaço digital e a ativação das marcas nesse universo através dos instrumentos de comunicação digital.

A importância do meio digital já é reconhecida na estratégia de marketing e comunicação das empresas, mas nem todas se preparam devidamente para potenciar a sua rentabilidade e competitividade, explorando as potencialidades conferidas pelas novas plataformas de interação. O Programa Executivo em Marketing Digital e E-Business propõe, assim, a aquisição ou o reforço de competências para o desenvolvimento da identidade digital de uma empresa ou marca, de forma a dar resposta às exigências competitivas do mercado global. De resto, a frequência deste programa culmina com a execução de um projeto individual que os formandos terão de conceber seja no contexto de um novo modelo de negócio digital ou de transformação digital a implementar nas suas empresas.

Atualmente as possibilidades conferidas pelo Marketing Digital são praticamente infinitas e permitem às pequenas e médias empresas rivalizar com as grandes marcas em matéria de comunicação, reduzindo os custos das ações. Neste percurso de aprendizagem, os formandos poderão trabalhar com diferentes formatos de conteúdos  e contactar com novas plataformas e instrumentos úteis à otimização das ações de marketing digital. No leque de fatores distintivos cumpre ainda destacar o corpo docente, composto por profissionais com reconhecido know-how académico e uma vasta experiência profissional em marketing digital e negócios digitais associados a diferentes áreas do mercado de trabalho.

 

Destinatários

Este programa executivo destina-se primordialmente a:

  • Gestores e quadros empresarias com responsabilidades nas áreas de Direção;
  • Gestão, Marketing, Comunicação, Web;
  • Empreendedores que pretendam adquirir ou reforçar competências que lhes permitam utilizar o Marketing Digital no seu negócio;
  • Consultores e freelancers que atuem na área do Marketing Digital e E-Business;
  • Recém-licenciados.

 

Principais objetivos

  • Fornecer aos formandos uma visão alargada e aproximada das técnicas de Marketing Digital omnicanal, com particular enfoque na comunicação online;
  • Aliar a vertente estratégica às competências práticas, com uma metodologia de formação orientada para a criação de um projeto individual de marketing digital aplicável a um caso empresarial concreto;
  • Contacto com os conceitos e as práticas que lhes permitem estar mais próximos do mercado, tirando partido das potencialidades da sociedade digital para diferenciar as respetivas marcas num ambiente global e competitivo.

 

Metodologias de Ensino e Avaliação

O Programa Executivo em Marketing Digital e E-Business adotará uma metodologia formativa ativa (assente na exploração de situações reais, exercícios práticos e simulações) e orientada para a elaboração de um projeto de Marketing Digital aplicado aos casos empresariais dos participantes com um peso de 100% na classificação final.

A classificação obtida no curso será um número inteiro na escala de zero a vinte valores e atribuirá 15 ECTS.

 

Condições de acesso e de ingresso no Curso:

O número máximo de participantes é de 25, sendo que só funcionará com o mínimo de 8.
3 vagas adicionais para Pessoal Técnico Administrativo e de Gestão da UMinho que cumpram os critérios.

Os participantes serão selecionados por ordem de entrada da respetiva candidatura.
Titulares de cargos de direção intermedia da administração pública central e equiparados e devem ser:

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; ou
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º Ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha; ou
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho; ou
d) Excecionalmente, em casos devidamente justificados, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização
deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

CANDIDATURA

Brevemente

Documentos a apresentar:

  • Curriculum vitae detalhado
  • Certificado de habilitações

 

Taxa de Frequência

€ 3.625,00*
 

Extras

  • €26,00 – Taxa de inscrição em ciclos de estudos, formações e cursos não conferentes de grau (inclui o seguro escolar obrigatório – 2,50€)

(Todas as condições não são vinculativas e estão sujeitas a alterações)

(*) Este programa de formação está integrado na oferta da Aliança de Pós-Graduação da Universidade do Minho (Programa de Recuperação e Resiliência) estando prevista a atribuição de bolsas de mérito pecuniárias após a conclusão do curso.

Os alunos deste curso são elegíveis para o Programa de Bolsas de Estudo da Aliança de Pós-Graduação da UMinho. Saiba mais aqui.

 

Horário

Regime pós-laboral (18h30:22h30)*

Brochura

*o planeamento pode/ deve ser ajustado com base no perfil e/ou das necessidades de formação dos formandos.
A UMinhoExec reserva-se ao direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 8 formandos.

 

 

 

 

Testemunhos

Detalhes do Curso

  • Sessões de Formação 3
  • Avaliações 0
  • Duração 190 horas
  • Habilitações All levels
  • Língua Português
  • Critérios de avaliação Sim
User Avatar
Head of Innovation & Research, acumulando com a função de Brand Ambassador & Product Advocate da E-goi: Plataforma portuguesa de Marketing Automation Multi & Omnichannel, é também docente, formador e conferencista internacional em Gestão, Marketing e Comunicação há mais de 15 anos. É licenciado em Gestão do Desporto pelo Instituto Universitário da Maia onde se iniciou na docência. Paralelamente, iniciou a sua carreira profissional como Diretor de Marketing de um clube profissional de futebol. Durante o seu percurso profissional geriu projetos e negócios (a nível nacional e internacional) de mais de 100M€.
User Avatar
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pós-Graduada em Ciências Jurídico-Políticas e Mestre em Direito (pré-Bolonha) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra na vertente de Ciências Jurídico-Políticas. Doutoranda em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Formadora em acções e oradora em seminários promovidos pela Ordem dos Contabilistas Certificados - com a qual tem colaborado na elaboração de manuais do Direito do Trabalho - UNAVE, CEFA, IGAP entre outras entidades. Coordenadora e Autora do Livro “Descomplicar o Orçamento de Estado 2015”, “Descomplicar o Orçamento de Estado 2016”, “Descomplicar o Orçamento de Estado 2017", “Descomplicar o Orçamento de Estado 2018” e “Descomplicar o Orçamento de Estado 2019”, da Vida Económica. Autora do Livro “Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas – Guia Prático” da Vida Económica e co-autora dos livros “Manual de emprego Público”, “Manual do Contrato de Trabalho” e “Manual de Trabalho para o 3.º sector” da Vida Económica. Co-autora do “Regulamento Comunitário de Protecção de Dados – Manual Prático” da Vida Economica. Árbitra do Centro de Arbitragem Administrativa - CAAD – na área de emprego público. Frequentou a 3.ª Edição do Curso “Proteção de Dados – Regulamento Geral de Proteção de Dados, Diretivas da EU e Legislação Nacional. Foi, durante 10 anos, docente na Universidade de Aveiro e atualmente assume a função de docente no Curso de “Implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados nas organizações” que conta com a 5.ª Edição e no MBA "Direção Técnica no Terceiro Setor" da Coimbra Business School.
User Avatar
Mestre em Marketing e Comunicação Estratégica pela Universidade Fernando Pessoa e licenciado em Gestão de SI e Multimédia pelo ISLA. Hélder Oliveira é responsável pelas áreas de web e mobile na Follow Health & Business e formador de web development e marketing digital.
User Avatar
Formação em Artes Digitais pela IESA Multimedia Paris e posteriormente ESAD Matosinhos. Com experiência profissional na área do design digital e conteúdo interativo. Autor de 3 livros técnicos sobre o desenvolvimento de conteúdo interativo e inteligência artificial. Atualmente é responsável pela gestão de projetos interativos, design digital e motion vídeo, direcionado ao setor da saúde e farmacêutico na Follow HB.
User Avatar
Mestrado em Direção de Marketing pela Universidade Politécnica de Madrid, pós-graduado em Marketing Digital pelo IPAM e licenciado em Economia pelo ISEG-UTL. Nuno Barata leciona a disciplina de CRM e outros sistemas de gestão comercial no seu programa avançado em CRM, em parceria com a ANJE no Porto, sendo também formador dos módulos de CRM e Automação de Marketing no Programa Executivo em Marketing Digital e E-Business da UMinhoExec/ANJE. Atualmente é Managing Diretor da marca Numatic International, responsável pelos mercados espanhol e português. Possui mais de 12 anos de experiência profissional em funções de direção e gestão de empresas.
User Avatar
Licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM, Paulo Cunha exerce há 4 anos a função de Gestor de Marketing Digital na empresa Toyota Caetano Portugal, pertencente ao Grupo Salvador Caetano. Tem como principais responsabilidades, o planeamento, implementação e análise das campanhas de publicidade digital, gestão das campanhas de e-mail marketing e redes sociais, administração do site Toyota.pt (conteúdos e SEO) e integração de ações de marketing offline com o digital.Atualmente, é também tutor na EDIT., onde é responsável por lecionar o módulo de E-mail Marketing no curso de Digital Marketing Strategy e o módulo de Digital Media no curso de Digital Art Direction & Creativity.
User Avatar
É um dos poucos formadores/consultores dedicado quase em exclusivo à rede Linkedin, com clientes em Portugal e Brasil. Enorme entusiasta, participa em diversos eventos e palestras no meio universitário português e brasileiro e exerce atividades formativas/consultoria com várias empresas nacionais. Autor dos livros: "Como Rentabilizar a sua Presença Online" e "Como Ter Sucesso no Linkedin”, tem centenas de publicações nas principais revistas nacionais.Foi um dos grandes impulsionadores da comemoração do dia mundial das redes sociais em Portugal, em 2010. É embaixador de várias marcas, em Portugal, com destaque para o Hootsuite (gestão de redes sociais) e Mindmeister (mapas mentais).
User Avatar
Especialista em Gestão de Projetos e Operações. Conta com várias certificações internacionais tais como: Marketing Digital 8Ps, Inbound Marketing, Scrum Master, Propriedade Intelectual e Gestão de Empresas e mais recentemente em Proteção de Dados. É membro da Scrum Alliance e do PMI (Project Management Institute). Carreia com mais de 10 anos, onde exerceu cargos em várias empresas portuguesas de comunicação, cultura e indústria. Atualmente é CEO e consultor da Lighthouse Business Solutions e CEO da Aracira Group.
User Avatar
Atualmente a trabalhar como Ecommerce Services Lead na Worten. Especializado na área digital há vários anos, colaborou com empresas como a Prozis, Hyundai, Honda, KTM, Koy Lab e passou recentemente pela agência FOLLOW. Com formação superior ao nível do mestrado na área da comunicação e um mestrado em Gestão de Serviços, é no digital que encontrou a sua vocação. Acredita no conceito de customer centric marketing, onde o consumidor deve estar sempre no centro da decisão. É docente no ensino superior e em instituições de especialização, de norte a sul de Portugal, bem como no Brasil. Mentor na Startup Braga e Startup Leiria, encontra também a paixão nas palavras a escrever para a Revista Marketeer, BRIEFING e Link To Leaders.
User Avatar
MBA com especialização em e-Business e Licenciado em Gestão e Negócios. Autor do livro "Marketing Digital 360". Microsoft Certified Trainer e Google Certified Professional. Vasta experiência profissional em Marketing Digital e Docente no Ensino Superior. CEO & Founder da empresaWeb2Business – Digital Marketing Solutions.
User Avatar
Licenciada em Ciência da Comunicação, pela Universidade do Minho, e Pós-graduada em Marketing Digital, pelo IPAM, apaixonou-se pelo Marketing Digital ainda nos corredores da Universidade e dedicou todo o seu percurso profissional a esta área, especializando-se na área de E-commerce/E-business. No seu currículo, acumula experiência enquanto assistente de marketing no Well Domus, especialista de comércio eletrónico na Salsa e e-commerce manager na Sacoor.
User Avatar
Professora Associada na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, na área do marketing e estratégia. Doutorada em Ciências Empresariais - variante de Marketing e Estratégia, pela Universidade do Porto, mestre em Marketing, licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com pós-graduação em Comunicação em Saúde, pela mesma universidade, foi anteriormente gestora de marketing e comunicação no Ministério da Saúde - Coordenação Nacional para a Infeção VIH/sida e jornalista no Diário Económico e na Rádio Renascença. Investiga nas áreas de marketing social, marketing público e não lucrativo, publicidade e relações públicas, marketing digital, comércio eletrónico e e-marketplaces, bem como na área da economia da partilha. Tem vindo a publicar os resultados da sua investigação em revistas científicas, como por exemplo no Journal of Social Marketing, Journal of Hospitality and Tourism Management, Review of International Business and Strategy, Place Branding and Public Diplomacy, International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research, Journal of Hospitality and Tourism Technology, International Review on Public and Nonprofit Marketing, Health Marketing Quarterly, ou o Journal of Macromarketing, entre outras revistas científicas e capítulos de livro.
User Avatar
Ana Maria Lima é estratega de Content Marketing e consultora de SEO. Fundou o projecto Alerta Trendy, e foi senior content manager no publisher E-Konomista.pt. Dez anos de experiência em jornalismo e em comunicação digital empresarial e institucional. É ainda formadora de Marketing Digital, com especial foco em Content Marketing, web copywriting, blogging, SEO e Analytics. Licenciada em Comunicação Social (ESJ Porto); Pós-Graduação em Direito da Comunicação (Universidade de Coimbra); Pós-Graduação em Audiovisual e Multimédia (Universidade do Minho); Mestre em Marketing Digital (ISCAP).
User Avatar
Empreendedor, Marketer e Estratega. Doutorando em Gestão na Universidade do Minho. MBA com especialização em Marketing pela Porto Business School. Licenciado em Economia pela Universidade do Porto. Percurso profissional com mais de 25 anos ligado à consultoria em estratégia, marketing, negócios internacionais e, mais recentemente, à transformação digital. Apoio avançado ao desenvolvimento de modelos de negócio e à inovação, tanto em empresas maduras como em startups. Orador em distintos fóruns. Docente no ensino superior nas áreas das ciências económicas e da gestão de empresas.
User Avatar
Uma década a desenvolver projetos de comunicação e marketing. Metaversos, redes sociais, gestão de crises, comunicação política e institucional. Criador e produtor de conceitos e conteúdos multimédia. Armazenador e contador de histórias com os olhos postos na inovação.
User Avatar
Licenciada em Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Tem mais de 10 anos de experiência em Business Development Internacional, os últimos 4 em Expansão Digital. No grupo Sonae desde 2007 tendo começado na área de Supply Chain do retalho alimentar. Em 2010 integrou a Direcção Internacional das marcas de retalho especializado tendo como missão a expansão internacional da Zippy, MO, SportZone e Worten através de parcerias (franchising, wholesale, joint venture). Em 2016 liderou a equipa de Wholesale da Zippy e em 2018 cria a equipa de Marketplaces. Desde 2022 que trabalha em consultoria digital onde lidera equipas digitais para empresas globais como a Hugo Boss e o Grupo Timex.
User Avatar
Diogo Teixeira é doutorando em Marketing e Estratégia, com experiência profissional focada no crescimento de marcas através de estratégias de marketing digital. Ao longo da sua carreira, já geriu centenas de milhares de euros em campanhas que impulsionaram o tráfego online e vendas de várias marcas. Com uma abordagem orientada por dados e uma visão estratégica, Diogo tem ajudado marcas a expandirem a sua presença digital, ao otimizarem os seus canais online e a alcançarem resultados notáveis em mercados competitivos.