Preaload Image
Anterior

Design Thinking e Inovação Digital – 3.ª edição

User Avatar
Banner_Design Thinking

Data

Brevemente


 

Coordenação

 

 

Rute Sousa

 

 

Joaquim Silva

 

 

Joaquim Silva

 

 


 

Introdução

Vivemos na era da disrupção digital, em que as empresas lutam para sobreviver num contexto de constante mudança, complexidade e incerteza, onde vencem as organizações mais ágeis, criativas e otimistas, que conseguem transformar desafios em oportunidades para criar valor.

Os modelos de gestão e metodologias tradicionais de resolução de problemas já não são suficientes. Os gestores deparam-se com o desafio de desenvolver uma cultura de agilidade e inovação nas suas organizações e de desenhar e implementar modelos organizativos novos.

É necessária uma consciencialização dos gestores para os desafios e oportunidades colocados pela disrupção digital, o desenvolvimento das suas competências de criatividade e agilidade, e o conhecimento de novos métodos e processos que possam integrar na sua organização.

Design thinking é uma abordagem para a solução de problemas e inovação centrada no utilizador, que integra as necessidades das pessoas e os requisitos para o sucesso dos negócios. Ao combinar os princípios do design thinking com os valores da metodologia ágil, as organizações podem criar soluções centradas no utilizador, mais eficazes, flexíveis e adaptativas.

Partindo da consciencialização para os desafios e oportunidades da disrupção digital e através de uma experiência hands-on (aprender na prática), o curso de Design Thinking e Inovação Digital vai desafiar os participantes a abraçar a mudança e incerteza, desbloquear e desenvolver a sua confiança criativa e agilidade, e fornecer-lhes processos e ferramentas fundamentais para a inovação e transformação em qualquer área da sua empresa, tornando-os em líderes/catalisadores de inovação.

No seguimento do Despacho RT/C-63/2023, o Curso Breve Creditado em Design Thinking e Inovação Digital atribui o total de 5 ECTS.

 

Em parceria com:

 

Principais objetivos

Este curso visa desenvolver orientações para as organizações criarem uma mentalidade inovadora face aos negócios. Preparará os participantes para a agilidade do mercado e para a necessidade de desenhar modelos de gestão estruturados para o crescimento, nos quais a agilidade digital e tecnológica se juntam para responder à escalabilidade, tanto para as empresas que atuam com foco no mercado nacional, como na internacionalização.

Os impactos esperados do curso são:

  • Compreensão do tema da transformação digital e inovação
  • Reforço da confiança criativa e agilidade
  • Capacidade de analisar e selecionar ideias com valor
  • Capacidade de experimentação rápida e de baixo custo
  • Preparação para a transformação cultural e aplicação da metodologia de inovação na empresa

 

Destinatários

O curso destina-se a indivíduos curiosos, participativos e abertos a novas abordagens, catalisadores da inovação e mudança que procuram desenvolver e integrar processos criativos e ágeis na sua organização, de forma colaborativa e transversal às várias áreas funcionais. Em particular:

  • Gestores que procuram novos modelos de gestão e de cultura organizacional, que reforcem a agilidade e a capacidade de inovação e resolução criativa de problemas da sua organização;
  • Profissionais de qualquer área funcional e nível de experiência que procuram formas ágeis e centradas no cliente, de desenvolver, testar e validar ideias de novos produtos, serviços, experiências e/ou modelos de negócios, centrados no cliente;
  • 3 vagas adicionais para Pessoal Técnico Administrativo e de Gestão da UMinho que cumpram os critérios de ingresso.
Os destinatários do curso deverão ser titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; ter experiência profissional mínima de 5 anos (preferencial); não sendo necessária experiência prévia em inovação ou funções criativas. Excecionalmente, em casos devidamente justificados, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

 

Metodologias de Ensino

O curso adota uma metodologia de Problem-based learning (aprendizagem baseada em problemas) seguindo uma abordagem de Design Thinking, através da qual os participantes, organizados em equipas, tanto quanto possível multidisciplinares, serão motivados a descobrir, idealizar, prototipar e comunicar soluções para um problema. A abordagem hands-on (aprender na prática) permitirá aos participantes compreender e aplicar os princípios e ferramentas do Design Thinking, num contexto de inovação digital. Através desta metodologia pretende-se que os participantes desenvolvam competências de pensamento analítico e pensamento crítico, bem como competências de criatividade e agilidade, comunicação e trabalho em equipa.

A avaliação é composta por dois elementos de avaliação:

  • Desenvolvimento e apresentação de um projeto em equipa – peso de 80% para a classificação final.
  • Submissão de um trabalho individual – peso de 20% para a classificação final.

 

 

CANDIDATURA

  • Brevemente

As candidaturas devem ser realizadas em: https://candidaturaalianca.uminho.pt/

Documentos a apresentar:

  • Curriculum vitae detalhado
  • Certificado de habilitações

 

 

Taxa de Frequência 

€ 1.100,00 *
(*) Este programa de formação está integrado na oferta da Aliança de Pós-Graduação da Universidade do Minho (Programa de Recuperação e Resiliência) estando prevista a atribuição de bolsas de mérito pecuniárias após a conclusão do curso.

Os alunos deste curso são elegíveis para o Programa de Bolsas de Estudo da Aliança de Pós-Graduação da UMinho. Saiba mais aqui.

 

 

Horário

Regime pós-laboral: segundas e quintas-feiras (19h00:22h30)*

Descarregue aqui o cronograma e a brochura.

*o planeamento pode/ deve ser ajustado com base no perfil e/ou das necessidades de formação dos formandos.

Detalhes do Curso

  • Sessões de Formação 12
  • Avaliações 0
  • Duração 50 horas
  • Habilitações All levels
  • Língua Português
  • Critérios de avaliação Sim
User Avatar
Júlio Martins é empreendedor, cofundador do estúdio de design estratégico Everythink onde assume a direção-geral e a vertente de design estratégico trabalhando na co-criação de novos serviços e produtos com empresas, start-ups e centros de investigação. É mentor e orador convidado sobre design e empreendedorismo em diversas instituições académicas e profissionais e é cofundador de várias marcas, como a AVA unindo criatividade, design, engenharia e fabrico para trazer as ideias para a realidade. É engenheiro mecânico, licenciado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com especializações em Design e Desenvolvimento de Produto (FEUP) e Gestão de Projetos (Porto Business School).
User Avatar
Cofundadora e sócia-gerente da Mindtree Lda, agência de inovação, comunicação e produção criativa. Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e Executive MBA da Porto Business School, completou formação executiva nas áreas da Inovação e Design Thinking em instituições internacionais como o INSEAD e a Design Thinkers Academy, entre outras. A sua experiência de mais de 20 anos no mundo corporativo cruzou diversas áreas funcionais e geografias, abrangendo diversos projetos de transformação e o acompanhamento de startups e empreendedores. Mentora em programas europeus de empreendedorismo como HiTech, S3E e EIT Digital Venture. Participa e contribui para diversas comunidades e projetos internacionais no âmbito da inovação, strategic foresight, criatividade e negócios responsáveis.