Data
27 de maio a 15 de julho de 2024
Coordenação
Rute Sousa
Joaquim Silva
Introdução
Vivemos na era da disrupção digital, em que as empresas lutam para sobreviver num contexto de constante mudança, complexidade e incerteza, onde vencem as organizações mais ágeis, criativas e otimistas, que conseguem transformar desafios em oportunidades para criar valor.
Os modelos de gestão e metodologias tradicionais de resolução de problemas já não são suficientes. Os gestores deparam-se com o desafio de desenvolver uma cultura de agilidade e inovação nas suas organizações e de desenhar e implementar modelos organizativos novos.
É necessária uma consciencialização dos gestores para os desafios e oportunidades colocados pela disrupção digital, o desenvolvimento das suas competências de criatividade e agilidade, e o conhecimento de novos métodos e processos que possam integrar na sua organização.
Design thinking é uma abordagem para a solução de problemas e inovação centrada no utilizador, que integra as necessidades das pessoas e os requisitos para o sucesso dos negócios. Ao combinar os princípios do design thinking com os valores da metodologia ágil, as organizações podem criar soluções centradas no utilizador, mais eficazes, flexíveis e adaptativas.
Partindo da consciencialização para os desafios e oportunidades da disrupção digital e através de uma experiência hands-on (aprender na prática), o curso de Design Thinking e Inovação Digital vai desafiar os participantes a abraçar a mudança e incerteza, desbloquear e desenvolver a sua confiança criativa e agilidade, e fornecer-lhes processos e ferramentas fundamentais para a inovação e transformação em qualquer área da sua empresa, tornando-os em líderes/catalisadores de inovação.
No seguimento do Despacho RT/C-63/2023, o Curso Breve Creditado em Design Thinking e Inovação Digital atribui o total de 5 ECTS.
Em parceria com:
Principais objetivos
Este curso visa desenvolver orientações para as organizações criarem uma mentalidade inovadora face aos negócios. Preparará os participantes para a agilidade do mercado e para a necessidade de desenhar modelos de gestão estruturados para o crescimento, nos quais a agilidade digital e tecnológica se juntam para responder à escalabilidade, tanto para as empresas que atuam com foco no mercado nacional, como na internacionalização.
Os impactos esperados do curso são:
- Compreensão do tema da transformação digital e inovação
- Reforço da confiança criativa e agilidade
- Capacidade de analisar e selecionar ideias com valor
- Capacidade de experimentação rápida e de baixo custo
- Preparação para a transformação cultural e aplicação da metodologia de inovação na empresa
Destinatários
O curso destina-se a indivíduos curiosos, participativos e abertos a novas abordagens, catalisadores da inovação e mudança que procuram desenvolver e integrar processos criativos e ágeis na sua organização, de forma colaborativa e transversal às várias áreas funcionais. Em particular:
- Gestores que procuram novos modelos de gestão e de cultura organizacional, que reforcem a agilidade e a capacidade de inovação e resolução criativa de problemas da sua organização;
- Profissionais de qualquer área funcional e nível de experiência que procuram formas ágeis e centradas no cliente, de desenvolver, testar e validar ideias de novos produtos, serviços, experiências e/ou modelos de negócios, centrados no cliente;
- 3 vagas adicionais para Pessoal Técnico Administrativo e de Gestão da UMinho que cumpram os critérios de ingresso.
Os destinatários do curso deverão ser titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; ter experiência profissional mínima de 5 anos (preferencial); não sendo necessária experiência prévia em inovação ou funções criativas. Excecionalmente, em casos devidamente justificados, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
Metodologias de Ensino
O curso adota uma metodologia de Problem-based learning (aprendizagem baseada em problemas) seguindo uma abordagem de Design Thinking, através da qual os participantes, organizados em equipas, tanto quanto possível multidisciplinares, serão motivados a descobrir, idealizar, prototipar e comunicar soluções para um problema. A abordagem hands-on (aprender na prática) permitirá aos participantes compreender e aplicar os princípios e ferramentas do Design Thinking, num contexto de inovação digital. Através desta metodologia pretende-se que os participantes desenvolvam competências de pensamento analítico e pensamento crítico, bem como competências de criatividade e agilidade, comunicação e trabalho em equipa.
A avaliação é composta por dois elementos de avaliação:
- Desenvolvimento e apresentação de um projeto em equipa – peso de 80% para a classificação final.
- Submissão de um trabalho individual – peso de 20% para a classificação final.
CANDIDATURA
- 1 e 19 de abril de 2024
As candidaturas devem ser realizadas em: https://candidaturaalianca.uminho.pt/
Documentos a apresentar:
- Curriculum vitae detalhado
- Certificado de habilitações
Taxa de Frequência
(*) Este programa de formação está integrado na oferta da Aliança de Pós-Graduação da Universidade do Minho (Programa de Recuperação e Resiliência) estando prevista a atribuição de bolsas de mérito pecuniárias após a conclusão do curso.
Os alunos deste curso são elegíveis para o Programa de Bolsas de Estudo da Aliança de Pós-Graduação da UMinho. Saiba mais aqui.
Horário
Regime pós-laboral: segundas e quintas-feiras (19h00:22h30)*
Descarregue aqui o cronograma e a brochura.
*o planeamento pode/ deve ser ajustado com base no perfil e/ou das necessidades de formação dos formandos.
Detalhes do Curso
- Sessões de Formação 12
- Avaliações 0
- Duração 50 horas
- Habilitações All levels
- Língua Português
- Critérios de avaliação Sim